domingo, 9 de novembro de 2008

A adolescência vista por... um adolescente!



A adolescência, para mim, é um estado de espírito. Uma fase da nossa vida onde podemos sonhar, “voar” e fazer o que nos apetece (com certas restrições, claro!), um período para descobrirmos coisas novas, sentimentos novos e mudanças. É na adolescência que agimos despreocupadamente mas é também na adolescência que aprendemos a noção de responsabilidade e consequências dos nossos actos.
Dizem que é uma idade ingrata mas, na minha opinião, é tão ingrata como qualquer outra. Em crianças descobrimos o “mundo”, as palavras, a alegria, e tudo mais mas também descobrimos a dor, os pesadelos e a solidão.
Enquanto adultos passamos a conhecer o amor, os filhos e a independência, por outro lado, temos as responsabilidades, ódio e ainda o dinheiro, o maior defeito das pessoas. Na terceira/quarta idade os problemas já são outros, tais como, as doenças, os anos de vida, etc. mas passamos a apreciar a vida que tivemos, os bons e maus momentos passados e o legado que deixamos.
Como podem ver idades ingratas são todas, cada uma à sua maneira, mas como nós, adolescentes, começamos a apercebermo-nos da vida “lá fora” nomeamos a adolescência com o propósito de esclarecermos os nossos erros passados e futuros.
Francisco Amado
Nº 12 9ºC

Sem comentários: